Parceria BNDES
A parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o BNDES tem por objetivo principal apoiar o desenvolvimento e a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, por meio do Programa PRODETUR+Turismo.
O Que é o Programa
O PRODETUR+Turismo é um Programa de Governo, que apoia as unidades da federação, os municípios (que integram o Mapa do Turismo Brasileiro) e o setor privado do turismo, no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, para viabilizar a execução de projetos de estruturação do turismo, nos territórios priorizados, como uma das medidas para o desenvolvimento, fomento e investimentos no Setor Turismo.
A ideia é fomentar o desenvolvimento local e regional, a geração de emprego, renda e inclusão social, de forma sustentável, por meio de linhas de financiamentos e instrumentos de crédito.
Facilidades e Benefícios da Parceria
Priorização das ações de infraestrutura turística, saneamento, mobilidade urbana, pesquisa e inovação tecnológica, ações de qualificação e promoção dos destinos turísticos;
Condições de financiamento adequadas à realidade do setor, com atenção a carência e prazo.
Agilidade na análise de Projetos com o Selo +Turismo;
Apoio das áreas técnicas do MTur e Instituições parceiras, na orientação, preparação e apresentação dos projetos.
Facilitação de acesso ao crédito por meio de cadastramento on-line dos projetos, com orientações e divulgações das diretrizes, condições de financiamento e instrumentos de crédito nos sites do BNDES e do MTur.
Como Acessar os Recursos
Para acessar o PRODETUR+Turismo, lançado no âmbito do Plano Nacional do Turismo 2018-2022, os interessados, tanto do Setor Público, quanto do Setor Privado, devem obter o Selo +Turismo, no Ministério do Turismo, conforme orientações definidas nas Diretrizes do Programa.
O Selo+Turismo identifica que os planos ou projetos apresentados e, previamente analisados pelo MTur, são prioritários e estão alinhados com as Diretrizes do Programa.
Passo a Passo:
- Elaborar Projeto para envio ao Ministério do Turismo ;
- Obter o Selo+Turismo;
- Solicitar o financiamento, via internet, por meio do Sistema de Consulta Prévia Eletrônica (CPE), no site do BNDES, anexando o Projeto, juntamente com o Selo+Turismo;
- Aguardar a Análise do Pleito (Etapa de Enquadramento e de Análise) e orientações do BNDES.
Os Projetos, para obtenção do Selo+Turismo, devem ser encaminhados pelo site prodetur.turismo.gov.br.
O que pode ser financiado
- Infraestrutura básica e turística.
- Saneamento Básico.
- Transporte e Mobilidade Urbana.
- Investimentos para implantação, expansão, modernização e/ou recuperação de empreendimentos, infraestrutura, incluindo estudos, projetos, obras civis, instalações, treinamento, entre outros;
- Produção ou aquisição de máquinas e equipamentos novos (inclusive veículos utilitários, ônibus, caminhões e aeronaves), de fabricação nacional e credenciados pelo BNDES;
- Bens novos, insumos, serviços, softwares;
- Capital de giro;
- Demais itens financiáveis conforme “Guia do Financiamento” do BNDES.
Maiores Informações:
O detalhamento das linhas e instrumentos de crédito e condições específicas de financiamento podem ser obtidas nos seguintes endereços eletrônicos:
Redes Sociais